Respondendo ao desafio feito pelo meu colega do
CinePt aqui vão as minhas dissertações sobre as questões colocadas...
1. O QUE É PARA TI O CINEMA?Para mim, o cinema é um escape de tudo o resto, é o sítio aonde todas as barreiras com o real podem ser quebradas, é uma forma de darmos vida aos nossos sonhos é, acima de tudo, uma forma de entretenimento mas é também um meio que nos alarga os horizontes e com o qual podemos aprender bastante.
1.1 COMO O ENCARAS: ARTE OU ENTRETENIMENTO?
É, como disse em cima, entretenimento na sua maior parte mas também é uma arte, tal como a pintura ou a escrita é-nos apresentada uma história que, em alguns casos, é necessário uma sensibilidade apurada para entender. Acho que não se pode generalizar porque é consensual que muitos filmes não merecem sequer serem chamados de filme, quanto mais de arte. A arte está na forma como cada pessoa vê alguma coisa, desse ponto de vista e tendo em conta a quantidade de emoções que suscita é indiscutível que há verdadeiras obras de arte no cinema.
2. O QUE TEM DE TER UM CINEASTA PARA QUE POSSAS ADMIRAR A SUA OBRA?Tem de conseguir primeiro que tudo primar pela diferença. Conseguir fazer algo novo em vez de uma imitação. Depois há certos aspectos difíceis de explicar, que nos tocam em cada obra que faz mas não conseguimos bem pôr em palavras. É uma questão de nos identificarmos com a visão pessoal do realizador, ou este ter o dom de fazer da sua visão a nossa.
3. O QUE TEM DE TER UM ACTOR/ACTRIZ PARA APRECIARES A SUA INTERPRETAÇÃO?
A capacidade de se libertar de si para construir um personagem credível. Mas principalmente há que ser natural, não forçar as coisas, actrizes como Meryl Streep têm a capacidade de encarnar qualquer personagem com uma facilidade impressionante.
4. O QUE PREFERES: CRÉDITOS INICIAIS OU CRÉDITOS FINAIS? PORQUÊ?Na maior parte dos casos, os créditos iniciais. Acho que são fundamentais para a primeira impressão do filme. Têm a capacidade de alterar positiva ou negativamente a nossa pre-disposição para o que vamos ver.
5. ACHAS QUE AS BARREIRAS QUE SEPARAM O CINEMA DAS OUTRAS ARTES PODEM, EM CIRCUNSTÂNCIA ALGUMA, SER QUEBRADAS?Quebradas não, mas podem servir como complemento. Um livro pode ser a base para um filme, assim como a fotografia ou o teatro são partes fundamentais para um melhor entendimento do cinema.
Não vou passar este desafio a ninguém em especial, mas a todos os que acharem por bem fazê-lo. Cumprimentos cinéfilos!
Boas respostas :).
Cumps. cinéfilos